terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escalafobética (ou escala phobética)


Qual o verdadeiro significado da palavra "escalafobética"? Pergunte ao Houaiss, pergunte ao Aurélio... Você encontrará no verbete algo parecido com "aquele ou aquela que se comporta de maneira excêntrica, extravagante". Infelizmente não é nada disso! Escalafobética é um vocábulo composto das palavras escala + fobia ou fobética (do grego phobetika).
Partindo da definição de que escala é "uma série de degraus por onde se pode subir ou descer" e de que fobia "é um medo exagerado", chegamos à seguinte conclusão: escalafobética é o medo em graus, em escalas. Assim como encontramos na escala musical, na escala decimal e na escala de cor uma gradação (para cima, para baixo, para mais ou para menos), na escala fobética também encontramos níveis de temor, de receio. Acompanhe a sequência:

1 - Um frio na espinha
2 - aquele arrepio nos cabelos
3 - um pelar-se de medo
4 - que vem com o medo da própria sombra
5 - até você morrer de susto
6 - e, finalmente, cair duro!

6 comentários:

Jean-Claude disse...

Ótimo, adorei a explicação..Então se houver um frio na espinha, devo esperar 5 estágios até cair duro como um Escalafobético..ah ah ah! Adorei!

Maria Amália Camargo disse...

Hahaha... Não quis assustar ninguém - principalmente os escalafobéticos - mas, às vezes, os 5 estágios aparecem de uma vez. Assim, tudo ao mesmo tempo! (rs)
Abraços, JC!

Paulo Camelo de Andrade Almeida disse...

Isso é a substantivação de um adjetivo, ou a adjetivação de um substantivo? Ou apenas um desses "non-senses" que existem na evolução etimológica de algumas palavras?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Perdoe-me, Maria Amália, mas ao brincar de modo tão eficiente com a palavra, sem alertar para o seu efetivo significado etimológico, pode induzir o leitor ao erro, fazendo-o imaginar ser este o seu significado.

Em "escalafobético", está de fato presente o termo grego "phobos" significando medo, pavor ou aversão. Mas medo a que? Sem dúvida provocado pela escala (latim "scala"), certo, escada, graduação ou progressão.

Todavia, em "escalafobético", "scala" deveria ser entendida não tão literalmente assim, mas mais enquanto proporção ou dimensão, sentido também que veio a adquirir. Assim, por exemplo, um erro "escalafobético" significa aquele erro que assusta pela sua proporção ou dimensão.