terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escalafobética (ou escala phobética)


Qual o verdadeiro significado da palavra "escalafobética"? Pergunte ao Houaiss, pergunte ao Aurélio... Você encontrará no verbete algo parecido com "aquele ou aquela que se comporta de maneira excêntrica, extravagante". Infelizmente não é nada disso! Escalafobética é um vocábulo composto das palavras escala + fobia ou fobética (do grego phobetika).
Partindo da definição de que escala é "uma série de degraus por onde se pode subir ou descer" e de que fobia "é um medo exagerado", chegamos à seguinte conclusão: escalafobética é o medo em graus, em escalas. Assim como encontramos na escala musical, na escala decimal e na escala de cor uma gradação (para cima, para baixo, para mais ou para menos), na escala fobética também encontramos níveis de temor, de receio. Acompanhe a sequência:

1 - Um frio na espinha
2 - aquele arrepio nos cabelos
3 - um pelar-se de medo
4 - que vem com o medo da própria sombra
5 - até você morrer de susto
6 - e, finalmente, cair duro!

3 comentários:

Jean-Claude disse...

Ótimo, adorei a explicação..Então se houver um frio na espinha, devo esperar 5 estágios até cair duro como um Escalafobético..ah ah ah! Adorei!

Maria Amália Camargo disse...

Hahaha... Não quis assustar ninguém - principalmente os escalafobéticos - mas, às vezes, os 5 estágios aparecem de uma vez. Assim, tudo ao mesmo tempo! (rs)
Abraços, JC!

Unknown disse...

Isso é a substantivação de um adjetivo, ou a adjetivação de um substantivo? Ou apenas um desses "non-senses" que existem na evolução etimológica de algumas palavras?