terça-feira, 18 de maio de 2010

Um leitor com a pulga atrás da orelha


Ontem recebi o emelho de um leitor que anda com a pulga atrás da orelha. E a mensagem dizia o seguinte: Amiga, gostaria que você esclarecesse uma dúvida: de onde vem a expressão “minhocas na cabeça”?

Caro leitor,


A expressão “minhocas na cabeça” surgiu na Grécia antiga, inspirada nos causos que o povo contava sobre uma moça chamada Medusa.
Medusa era lindíssima e tinha uma cabeleira viva e sedosa de dar inveja à muitas deusas do Olimpo. Sua beleza agradava a gregos e troianos. Tanto, que alguns a comparavam a uma encantadora de serpentes, afinal, era difícil não se deixar hipnotizar por tamanho charme.
Porém, mesmo sendo a mais bela das belas, Medusa vivia insegura. Achava que ora reparavam na sua roupa, ora num pneuzinho sobrando, ora no penteado que usava...
Hum... Com o passar dos dias, a insegurança acabou por deixá-la louca de pedra! Medusa falava sozinha – mas não apenas com um amiguinho imaginário, e sim, com váaaaarias criaturas – e mal conseguia dormir com tantas vozes tagarelando ao mesmo tempo! Aquilo lhe dava nós na cabeça!
Insone, a moça também deixou de tomar banho, e seu cabelo, outrora macio e cheio de brilho, foi ficando pavoroso, tenebroso, até que, de tão viscoso, lá de longe aparentava um ninho de pequenas cobras ou de grandes minhocas.
Por isso, ao primeiro sinal de insegurança, incerteza e maluquice, Medusa e seu penteado eram sempre lembrados.

Perguntas, críticas, sugestões? Envie seu emelho para dopelocontrario@gmail.com

7 comentários:

silvana tavano disse...

Sensacional, o dread-minhoca da Medusa, e toda essa sua explicação. Adorei.

Anônimo disse...

Este realmente é um blog de utilidade pública.Respostas esclarecedoras, sempre.
beijo
may

Maria Eugenia disse...

adorei!
bjs

Maria Amália Camargo disse...

Meninas queridas, integrantes do agora Quinteto Calafrio,
Fiquei com tantas minhocas na cabeça que resolvi atualizar o blog depois de... depois de... Afff, tenho até vergonha de dizer ;).
Beijocas aquareladas,

Camila Reis disse...

hahaha. divertidíssimo isso. eu, até hj, tinha poucas informações sobre a medusa, achava apenas que era um personagem da mitologia grega que não me lembro o porque disso, mas quem olhava nos olhos dela, era transformado em pedra!..rs.

gostei, mto bem humorado isso aqui.

bjs!

celloka*-* disse...

ameiiii o texto origem das revespecies parabéns

Maria Amália Camargo disse...

Olá meninas, a Medusa é mesmo de deixar qualquer um de cabelos em pé.
"Celloka", fico feliz que tenha gostado do texto. Obrigada!
Um beijo grande pra vocês,