segunda-feira, 12 de maio de 2008

HICOCÔTAMO


Que criança adora bicho, todo mundo sabe... Mas sempre achei estranho quando ouvia que criança também é fascinada por histórias sobre catotas gigantes, coisas nojentas e gosmentas e principalmente, cocôs!
Quando li Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela (de Werner Holzwarth, publicado pela Companhia das Letrinhas, com ilustrações do excelente “ilustrautor” alemão Wolf Erlbruch), passei a entender a razão de tanto encantamento.
E se restava alguma dúvida, ontem, num documentário sobre Hipopótamos produzido pela BBC e transmitido pela TV Cultura, não tive mais porquê estranhar...
Os simpáticos cavalos do rio*, sem usar o trono nem nada, direto na água ou fora dela, fazem cocô num lindo tom de verde e enquanto isso chacoalham o rabo de um lado a outro, espalhando aquela cocozeira pra tudo quanto é lado. Eu é que não queria estar por perto!
Só pra se ter uma idéia, o senhor Mario Amálio comparou a cena do rabicó a um limpador de pára-brisa de ponta-cabeça na velocidade cinco da horripilante “Dança do Créu”.
Alguém já ouviu aquela expressão: “jogar m... no ventilador”? Pois é; é bem parecido...
Vale a pena assistir!

*Hipopótamo: do grego, cavalo do rio. Hipo=cavalo; potamo=rio.

2 comentários:

Menina Enciclopédia disse...

meee-do! rs

Maria Amália Camargo disse...

Ui! Dá medo mesmo, mas é muito divertido!
O programa é o "Tudo sobre Bichos".